![]() |
Foto: AGECOM |
Na última segunda-feira, 8, foi realizada uma importante reunião para apreciação e aprovação do Projeto Terra Brasil, vinculado ao Programa Nacional de Crédito Fundiário. A iniciativa, que tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável, beneficiará diretamente 37 famílias com acesso à terra para produção.
O Terra Brasil é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e tem como objetivo democratizar o acesso à terra, promovendo dignidade, autonomia e melhores condições de vida para trabalhadores e trabalhadoras do campo.
A proposta prevê, com recursos federais, a aquisição de parte da Fazenda São Francisco. A área será dividida em parcelas de hectares, permitindo que cada família beneficiada possa se estabelecer e desenvolver suas atividades produtivas. Entre as ações planejadas estão a piscicultura, horticultura diversificada, cultivo de abacaxi, mandioca, batata-doce, além da criação de pequenos animais.
A reunião foi conduzida por Jorge Bento, técnico da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado do Mato Grosso do Sul (FETTAR) e diretor-presidente do projeto TUCURA – que presta assistência técnica e extensão rural. Ele apresentou os detalhes do projeto, da área envolvida e também falou sobre a importância da reimplantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
A reativação do CMDRS foi outro ponto de destaque do encontro, sendo vista como um passo importante para apoiar a agricultura familiar e promover políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável no campo.
Estiveram presentes na reunião o vereador Fred Frank, que também preside o Conselho, o Secretário de Produção Cipriano Mendes, as famílias beneficiadas e demais membros do CMDRS.
Por: Redação - Jornal A Princesinha News